BELFORD ROXO - Encontrar um destino adequado para os eletrônicos quebrados é um dos principais desafios da atualidade. Muitos desses p...
BELFORD ROXO - Encontrar um destino adequado para os eletrônicos quebrados é um dos principais desafios da atualidade. Muitos desses produtos não podem ser descartados no lixo comum, pois possuem metais tóxicos que contaminam o meio ambiente. A Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico de televisão para o digital, realizou uma gincana entre as escolas municipais de Belford Roxo para a coleta responsável de televisores. A premiação aconteceu nesta terça-feira, dia 7, na Casa de Cultura de Belford Roxo.
O primeiro lugar ficou com a Escola Municipal Julieta Rego Nascimento, do bairro Jardim Redentor, que arrecadou 189 TVs e recebeu, como prêmio, 20 computadores para montar uma sala de informática. O segundo prêmio foi para a Escola Municipal Waldemiro José Pereira, do bairro Xangri-lá, que coletou 35 aparelhos e ganhou uma Smart TV de 40 polegadas. No terceiro lugar, ficou o Ciep Simone de Beauvoir, do Jardim Cristina, que conseguiu reunir 15 televisores e foi premiada com uma Smart TV de 32 polegadas.
A ação faz parte da campanha de coleta responsável de televisores da Seja Digital. Além da gincana, são realizados mutirões para o descarte correto dos equipamentos e foram criados 162 pontos de coleta, distribuídos nos 19 municípios que terão o sinal analógico de TV desligado. A ação tem como objetivo estimular o descarte correto de televisores e outros eletrônicos. “Um televisor antigo tem 12 tipos de resíduos, como cobre, plástico e alumínio. O plástico da TV, por exemplo, vira interruptor, adaptador de tomada ou mesmo peças para um aparelho novo. Nosso objetivo é conscientizar a população sobre o descarte responsável e dar uma destinação correta a esses resíduos”, afirma Vivian Bilhim, gerente regional da Seja Digital no Rio de Janeiro.
Com o início do desligamento do sinal analógico de TV na capital fluminense em 18 cidades do Estado, muitas pessoas podem aproveitar para descartar televisores quebrados ou trocar aquele televisor antigo – o que não é necessário, uma vez que, com o conversor instalado e antena adequada, qualquer televisor pode transmitir a programação de TV aberta por meio do sinal digital. “É importante reforçar que não é preciso descartar a TV antiga. Com o conversor digital, as antigas TVs de tubo podem receber o sinal digital. Assim, os aparelhos vão continuar funcionando normalmente após o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no próximo dia 22”, disse.
Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.
Postos fixos de descarte do lixo eletrônico
Veja no site www.sejadigital.com.br o local mais próximo da sua residência.