BELFORD ROXO - A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Urbana de Belford Roxo já está de olho no verão, precisamente, nos tempo...
BELFORD ROXO - A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Urbana de Belford Roxo já está de olho no verão, precisamente, nos temporais e suas consequências. Por isso, uma equipe composta por seus agentes do Centro de Monitoramento e Gerenciamento de Risco (CMGR), participou, na última semana, de um curso de capacitação para operar estação de radioamadores. A aula foi ministrada através da Liga Brasileira de Radioanadores (Labre), na sede da Defesa Civil de Niterói. A medida visa deixar a turma atenta para imediata ação, em caso de desastre e falhas nas torres de celulares e telefonias da cidade.
Segundo o secretário municipal de Defesa Civil e ordem Urbana, Robenilson Fernandes, as estações de PY de radioamadores são mais resistentes. "Com o curso ingressaremos na Rede Nacional de Radioamadores da Defesa Civil Nacional (Rener)", informou. Países como Colômbia, Argentina, Japão, México, Espanha e Estados Unidos trabalham com Redes de Emergência de Radioamadores, integradas aos órgãos públicos competentes, em situações de terremotos, inundações, desabamentos, deslizamentos, incêndios florestais, epidemias e furacões.
O Centro de Monitoramento e Gerenciamento de Risco da Prefeitura, único da Região, funciona 24 horas por dia. Os equipamentos são conectados à internet e à uma estação termoelétrica. Uma série de dados são analisados em tempo real pelos agentes. Em caso de necessidade acionam os órgãos do município, que compõe o sistema municipal de redução de desastres, através do Plano de Contingência (Plancon).
Dados como índice de chuva em tempo real e acumulada, direção e velocidade do vento, temperatura, sensação térmica, pressão atmosférica, evaporação, umidade relativa do ar e até índices de raios ultravioletas, podem ser conferidos por qualquer pessoa. As informações que chegam ao órgão são compartilhadas com a população na internet, através da página no Facebook https://www.facebook.com/defesacivilpmbr/?fref=ts e ainda por mensagem no celular, via SMS. Para isso, é necessário ligar para 199, ou 2761-0456 e cadastrar o número do telefone, informando nome e CEP da rua onde mora.