BELFORD ROXO - Um grito de socorro. Diante dos altos números de assaltos, os moradores das ruas Presidente Costa e Silva e Castelo Bra...
BELFORD ROXO - Um grito de socorro. Diante dos altos números de assaltos, os moradores das ruas Presidente Costa e Silva e Castelo Branco, no bairro Parque São Vicente, em Belford Roxo, resolveram alertar os pedestres sobre a violência na região. Para isso, eles confeccionaram faixas e espalharam pelo local durante o fim de semana.
— Está desesperador. De um ano para cá, a insegurança aqui aumentou muito. Não tem hora para ocorrer os roubos. Eles pegam qualquer coisa, principalmente, celular — diz o aposentado Celso Baptista, de 68 anos.
Cartaz foi instalado no fim de semana no bairro Parque São Vicente Foto: Cléber Júnior |
O caso mais recente ocorreu n noite do último sábado, quando dois homens armados levaram a moto do filho de um comerciante do local. O homem, que preferiu não se identificar, comentou que todos na área parecem viver em uma prisão, já que evitam sair de suas casas.
— Levaram tudo do meu filho. Estamos vivendo com medo em um local onde estamos há mais de 30 anos — conta.
A percepção dos moradores já se reflete nos dados do Instituto de Segurança Pública. De acordo com informações do ISP, o roubo de celulares na cidade, por exemplo, subiu 30% no mês de junho, se comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 36 casos em 2016 contra 47 este ano.
O crescimento também pode ser notado no roubo de veículos em Belford Roxo. O município registrou 428 ocorrências do tipo em junho do ano passado contra 504 este ano.
— A gente se sente impotente, frustrada, diante de um cenário desses. Queremos mais segurança — afirma uma moradora.
O Parque São Vicente conta com um Destacamento de Polícia Ostensivo (DPO), que intensificou o policiamento na região desde anteontem, segundo informou a Polícia Militar. Entretanto, no período que o “Mais Baixada” esteve no bairro, na tarde de ontem, nenhuma viatura foi vista.
A corporação solicitou que denúncias sejam feitas através do 190 ou do Disque-Denúncia (2253-1177) e ressalta a importância do registro das ocorrências nas delegacias, para que o estudo da mancha criminal possibilita novas estratégias de policiamento para o local.
Bairro conta com DPO, entretanto, população reclama da falta de policiamento. PM promete reforço no número de homens Foto: Cléber Júnior |
Moradores querem fechar rua
Além das faixas espalhadas, os moradores recolheram um abaixo-assinado para pedir o fechamento das ruas Presidente Costa e Silva e Castelo Branco com uma cancela. Eles acreditam que, com o impedimento, o número de assaltos diminuiria.
Motociclista conta que sofreu tentativa de assalto no fim de semana Foto: Cléber Júnior |
— Nos organizamos e entramos com um pedido na prefeitura. Não queremos impedir o direito de ninguém, por isso, nossa ideia é instalar uma espécie de cancela. Acho que assim nós ficaríamos mais protegidos — acredita a dona de casa Maria Claudia Ribeiro, de 48 anos.
A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, confirmou o recebimento do pedido. Além desse, a administração recebeu outras quatro solicitações de fechamento de rua por causa da violência. O órgão explicou que, neste tipo de procedimento, há uma pesquisa no local e se apenas um morador for contra a iniciativa a via permanece do jeito que está. Além disso, há um estudo dos impactos no trânsito.
Via Extra
Por Igor Ricardo