BELFORD ROXO - Promover a paz é a regra principal dos Jogos da Amizade que estarão acontecendo de 14 a 28 deste mês entre as escolas m...
BELFORD ROXO - Promover a paz é a regra principal dos Jogos da Amizade que estarão acontecendo de 14 a 28 deste mês entre as escolas municipais de Belford Roxo. Idealizada pela Divisão de Projetos Especiais (DPE), da Secretaria Municipal de Educação, a disputa envolve 400 alunos da Educação infantil, Educação Especial e do primeiro segmento (4º ao 5º ano) na primeira etapa. A segunda fase estará acontecendo de 17 de outubro a 1º de novembro, entre estudantes do segundo segmento (6º ao 9º ano) e do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo os organizadores, a competitividade será grande. Já o título de campeão não ficará com apenas uma escola. Todas serão vencedoras.
Com a participação de 23 escolas na primeira etapa, os Jogos da Amizade terão competições de futsal, atletismo, queimada e como novidade o câmbio, um pré-esportivo do vôlei. "Será como uma olimpíada entre as escolas", disse o professor de Educação Física, André Araújo, chefe da Divisão de Projetos Especiais. Segundo ele, o evento tem como objetivos específicos, educar e socializar através do esporte, valorizar a prática da Educação Física escolar e promover a integração e inserção social entre os alunos. "Temos ainda a intenção de integrar os alunos, incentivando atitudes de solidariedade, conscientização e cooperação", destacou o professor.
Avesso à tradição das competições escolares, os Jogos da Amizade têm como tática as atividades integradoras. Para que a harmonia prevaleça, os alunos jogam contra e com outras escolas também. Eles iniciam a atividade no time da escola de origem, mas num determinado momento, todos são misturados e passam a ter em um grupo alguém que era da equipe contrária.
Quando se misturam em times adversários os estudantes deixam de lado a rivalidade acirrada. "Dessa maneira, alcançamos nossos objetivos e os alunos passam a receber os ensinamentos dos nossos professores de Educação Física, que é a competição de forma saudável, com respeito, solidariedade e amizade. No final, todos são campeões e recebem medalhas", explica o professor André.
A solenidade de abertura será no dia 13 (terça), às 13h30, na quadra do Ciep Municipalizado Constantino Reis, no bairro São Bernardo, com a presença de alunos das escolas participantes da competição.