BELFORD ROXO - Dois meses após um decreto em que a prefeitura se comprometia a pagar os salários atrasados dos servidores ativos e ina...
BELFORD ROXO - Dois meses após um decreto em que a prefeitura se comprometia a pagar os salários atrasados dos servidores ativos e inativos de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, a grande maioria ainda não recebeu nenhuma parcela. No dia 30 de janeiro, foi decretado que os salários atrasados de 2016 seriam parcelados em 12 vezes. O vencimento da primeira parcela seria no dia 28 de fevereiro e o da segunda, em 31 de março.
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belford Roxo, Edilson Gonçalves de Aguiar, as secretarias eram pagas de forma aleatória pelo prefeito anterior:
— O ex-prefeito (Dennis Dauttmam) começou a atrasar em setembro de 2016. Pagou algumas secretarias e deixou outras para trás. A Saúde não recebe desde setembro. Obras, desde novembro. A maioria dos servidores ficou sem os salários de novembro e dezembro e o décimo terceiro.
Em outubro, o sindicato entrou na Justiça contra o Município de Belford Roxo pedindo que os pagamentos fossem quitados.
Parte dos servidores da Educação conseguiu receber no dia 24 de fevereiro o salário integral referente a novembro. Outra parte recebeu no dia 31 de março. Já os vencimentos deles de dezembro e o décimo terceiro foram somados e serão pagos em oito parcelas. A primeira será este mês.
Belford Roxo ainda protagoniza mais uma polêmica. Apesar dos atrasos, servidores denunciam que uma informação incorreta foi declarada para a Receita Federal pela atual administração.
— A prefeitura lançou para a Receita Federal que havíamos recebido todos os nossos proventos de 2016 — afirmou Maria José Rodrigues de Carvalho, diretora do Sindicato dos Profissionais de Educação de Belford Roxo.
A prefeitura informou que está tentando cumprir o calendário de pagamentos dos atrasados, pois à medida em que os recursos entram, os compromissos são honrados.
Sobre a questão do Imposto de Renda, a Secretaria de Administração informa que as folhas de pagamento de outubro, novembro e dezembro foram fechadas pela gestão anterior e, automaticamente, o sistema informou os dados à Receita Federal, independentemente ou não de o salário ter sido quitado. Sendo assim, tais meses e o décimo terceiro salário passaram a constar na Declaração de Imposto Retido na Fonte (Dirf). A secretaria destaca que, a partir de segunda-feira, a situação começará a ser regularizada, evitando assim que o servidor seja prejudicado.