Wagner Franco Gonzaga alcançou a 2ª colocação no concurso de diretor adjunto do Degase BELFORD ROXO - O recém-formado do curso ...
Wagner Franco Gonzaga alcançou a 2ª colocação no concurso de diretor adjunto do Degase
BELFORD ROXO - O recém-formado do curso de Educação Física Wagner Franco Gonzaga, 25 anos, é mais um exemplo de profissional que chega ao sucesso através da preparação adquirida na graduação do Centro Universitário Uniabeu. Aprovado em 14º lugar no concurso público para agente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de janeiro (Degase), ele afirma que o aprendizado adquirido na instituição foi determinante para conquistar a segunda colocação na seleção de diretor adjunto Centro de Atendimento Intensivo da Baixada Fluminense para jovens em conflito com a lei.
Formado em 2014, Gonzaga recorda que ao ingressar na Uniabeu exercia a função de professor normalista, em Nova Iguaçu. Segundo ele, a Uniabeu foi um divisor de águas em sua vida. “No segundo semestre do curso de Educação Física, com o conhecimento que recebi dos professores, alcancei a 8ª colocação no concurso para agente pedagógico da Prefeitura de Mesquita”, conta.
De acordo com Gonzaga, os conhecimentos de legislação educacional e de pedagogia transmitidos em sala de aula, aliados aos projetos de gestão apresentados à direção da escola em que ele atuava, foram fundamentais para o avanço na carreira e, consequentemente, à aprovação no concurso.
"Nunca precisei de cursinho, pois, até hoje, tenho o material da professora Bernadete Amaral. Ela ministra a disciplina Políticas Públicas e Legislação Educacional, que foi muito importante para todas as minhas aprovações", afirma com orgulho Gonzaga.
Em 2014, ele conquistou a segunda colocação no concurso interno para diretor adjunto do Centro de Atendimento intensivo da Baixada, em Belford Roxo. “A maioria das questões da prova também foi baseada nas legislações educacionais”, recorda.
Quanto ao serviço que vem desenvolvendo no Degase, Gonzaga conta que hoje é um dos responsáveis no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente pelo monitoramento de atividades que visam à ressocialização dos adolescentes infratores. “Realizo uma série de programas esportivos e de entretenimento como o futebol de salão, pingue-pongue, xadrez, origami e grupos de diálogos para a reflexão do ato infracional cometido”, explica o servidor público formado em Educação Física pela Uniabeu.
Para Gonzaga, o esporte é uma ferramenta eficaz para evitar que crianças e jovens se envolvam em crimes e com drogas. Ele destaca ainda a importância da atividade na ressocialização de adolescentes infratores. “Acredito que, se investirmos e incentivarmos a prática esportiva, com oferta de acesso a equipamentos, conseguiremos melhores resultados sociais”, avalia o morador de Mesquita.
Com o pensamento direcionado para a solidariedade, o professor Gonzaga administra e gerencia em parceria com amigos da Uniabeu um grupo no Facebook chamado "Fórum de Educação Física na Baixada Fluminense". “Esse é um trabalho que realizo junto com o professor Mário Goltara Baptista, também com formação na Uniabeu”, comenta. A natureza da ideia é desenvolver atividades da Educação Física adaptada na escola de Educação Especial Albert Sabin, em Belford Roxo.
Fotos Caio Coelho