BELFORD ROXO - Um pouco da história de Belford Roxo pode ser descoberta no livro “Visão de um novo olhar - Fatos e fotos da Cidade do A...
BELFORD ROXO - Um pouco da história de Belford Roxo pode ser descoberta no livro “Visão de um novo olhar - Fatos e fotos da Cidade do Amor”, que foi lançado pelo ativista cultural Américo José Batista. De acordo com o escritor, a publicação foi uma tentativa de melhorar a autoestima de quem vive no município da Baixada Fluminense.- Nossa pretensão é mudar a visão equivocada que se tem da cidade - explica Américo, que já está empenhado nas pesquisas do seu próximo livro, que se aprofundará na história da cidade do século 16 até os dias de hoje, em 2013.
Assim como no primeiro livro, as pesquisas de Américo são feitas em parceria com Geraldo Bastos.
- No próximo livro, remos destaque aos lugares que acreditamos que deveriam ser pontos turísticos, que todos deveriam conhecer, também com o objetivo de valorizar a imagem do município - diz Geraldo, adiantando detalhes do próximo livro.
- É um livro para deixar para a história. O tempo passa e ninguém escreve, ninguém fotografa, pouco se fala sobre Belford Roxo, e os fatos acabam se perdendo - afirma Américo.
O historiador Jean Silveira conta que não tinha conhecimento da importância histórica de monumentos como a Bica da Mulata e a Praça da Bíblia, até surgir o interesse durante a formação acadêmica.
- Foi aí que tomei conhecimento desses monumentos e da representatividade que possuem na formação da atual cidade. Creio que a grande maioria da população desconhece essa importância, principalmente da Bica da Mulata, que representa um marco na região - diz Jean, acrescentando: - Deveríamos valorizar tais pontos, principalmente na sua conservação, e tomar o estudo da cidade ponto obrigatório na rede pública de ensino municipal. Um pouco da história da cidade pode ser conferida numa visita à Casa da Cultura, no bairro Nova Piam.
PARA VISITAR
Fundida em ferro, no império, com traços renascentistas, a escultura simboliza a Deusa das Águas e marca o início do abastecimento de água potável.
Onde: Praça Getúlio Vargas, no Centro.
MONUMENTO À BÍBLIA
A escultura em homenagem ao livro sagrado traz também o símbolo visto em toda a cidade. o coração que representa o slogan Cidade do Amor. Inaugurado em dezembro de 1994.
Onde: Praça Getúlio Vargas
PARÓQUIA
Revestida de pedra, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição foi inaugurada em 1949 por iniciativa do padre alemão José Beste.
Onde: Rua José Beste, 701
Via Jornal Extra
Via Jornal Extra