Na Baixada Fluminense, Belford Roxo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias elegeram novos prefeitos neste segundo turno. No primeiro município, ...
Na Baixada Fluminense, Belford Roxo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias elegeram novos prefeitos neste segundo turno. No primeiro município, Dennis Dauttmam (PCdoB) venceu com 61,48%, contra 38,54% de Waguinho (PRTB). Em Nova Iguaçu, Nelson Bornier (PMDB) derrotou a atual prefeita, Sheila Gama (PDT), com 55,30% dos votos. Caxias, por sua vez, elegeu Alexandre Cardoso (PSB) com 51,51%. O ex-prefeito Washignton Reis (PMDB) teve apenas 48,49% dos votos válidos.
Para Paulo Baía, cientista político da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os novos administradores dos respectivos municípios terão muito trabalho pelo frente. Dauttmam, por exemplo, terá que enfrentar uma situação preocupante em Belford Roxo.
"A cidade vive um estado trágico. O futuro prefeito vai se aproximar mais dos governos estadual e federal para conseguir recursos para o município", declarou ao SRZD o especialista.
Em Nova Iguaçu, surpreendeu a eleição de Burnier, que, mesmo do PMDB, não tinha o opoio do governador do estado. "Era um candidato 'independente', já que não se dá bem com o Sérgio Cabral", lembrou Baía. "Já a derrotada Sheila Gama recebeu apoio de Lindberg [Farias] e [Anthony] Garotinho, sendo que este último se dá bem com o vencedor e ainda podem fazer uma aliança", avaliou.
Alexandre Cardoso, novo prefeito de Duque de Caxias, teve uma aliança ainda mais inesperado: de Eduardo Campos, governador de Pernambuco. "Ele foi à cidade apoiá-lo com a intenção de fincar raízes políticas para as eleições presidenciais de 2014", disse. "Ele recebeu apoio também do Aécio Neves", concluiu o especialista.
Fonte: SRZD