Dennis Dauttmam e Waguinho disputam a prefeitura neste domingo (28). Morte de ex-prefeita provocou mudanças no cenário eleitoral do municíp...
Dennis Dauttmam e Waguinho disputam a prefeitura neste domingo (28). Morte de ex-prefeita provocou mudanças no cenário eleitoral do município
Os 341.063 eleitores de Belford Roxo vão às urnas para o segundo turno, neste domingo (28), em uma eleição municipal de contornos fortes. Para começar, o processo eleitoral no município da Baixada Fluminense foi abalado em junho, quando a ex-prefeita Maria Lúcia dos Santos, do PMDB, pré-candidata à prefeitura, morreu ao 59 anos, de infarte.
Sem candidato próprio, o PMDB se aliou ao PC do B em Belford Roxo e à candidatura de Dennis Dauttmam, integrando uma coligação formada ainda por PDT, PTB, PP, PTN, PHS, PTC e PPL. Em setembro, Reginaldo Gomes, do PHS, vice na chapa, teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ). Douglas da ACR o substituiu. Se vencer, Dauttman será o primeiro prefeito eleito pelo PC do B no Estado do Rio de Janeiro.
Seu adversário no segundo turno é o deputado estadual Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, que lidera uma coligação formada pelo seu partido, o PRTB, e também por PRB, PSL, PR, DEM, PSDC, PMN, PSB, PSDB e PSD. Seu vice é Ricardo Tonassi, do PR.
Na reta final do pleito do primeiro turno, panfletos apócrifos com acusações a Dauttmam estremeceram a campanha. O candidato do PC do B, porém, acabou saindo vitorioso em 7 de outubro, recebendo 40,93% dos votos. Waguinho teve 33,08% nas urnas. Candidato à reeleição, o prefeito Alcides Rolim, do PT, ficou em terceiro lugar e, no segundo turno, apoia Dauttmam.
Nesta sexta-feira (26), uma nota do Ministério Público Federal (MPF) informou que Waguinho estava inelegível, mas a decisão foi anulada pela Justiça Eleitoral em junho deste ano. A informação equivocada obrigou o MPF a emitir uma nota de retificação na qual confirma que Waguinho está elegível.
Propostas
Em seu programa de governo, Waguinho deixa claro que sua grande prioridade, se eleito, será melhorar a saúde pública de Belford Roxo. O candidato do PRTB promete instalar unidades ambulatoriais no próprio prédio da prefeitura, o que, segundo ele, vai desafogar o Hospital do Joca, o único da cidade.
Dennis Dauttmam também planeja dar atenção especial à saúde. Entre outras ações, seu programa de governo prevê reestruturação dos postos de saúde do município, construção de unidades de atendimento 24 horas, criação de um hospital de cardiologia e abertura de um centro pediátrico.
Fonte: G1