Neste domingo (28), o número de votos brancos e nulos do Brasil foi de 9,8%, o maior desde 1996, quando foram realizadas as primeiras el...
Em todo o país, 3,25% dos eleitores votaram em branco e 6,6% anularam seus votos. No primeiro turno, o índice foi de 11,1%.
Em Belford Roxo 6,15% (15.015) votos nulos e 4,05% (9.876) votos brancos, totalizando 24.891 votos e (22,32%) 70.097 pessoas não compareceram para votar.
A cidade com maior porcentual de votos nulos foi Petrópolis (RJ), com 12,48%. Já a cidade com maior número de votos em branco foi Guarulhos, na grande São Paulo, com 6,32%.
A Justiça Eleitoral desconsidera esses votos na definição dos resultados, que é feita apenas com os votos válidos.
Entre os segundos turnos, o maior índice era de 1996, com 1,7% de votos em branco e 7,5% de votos nulos, num total de 9,2%.
Já o percentual de abstenção é o segundo maior da história dos segundos turnos do Brasil. Neste domingo, 19,11% dos eleitores do país não compareceram às urnas.
O índice de ausentes nas urnas preocupou a presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, que disse na noite de ontem que a Justiça Eleitoral e especialistas deverão analisar meios mais "eficazes" de convidar o eleitor a votar.
Políticos desacreditados
Para o sociólogo Ubaldo Silveira a atitude de não ir votar pode significar um desinteresse motivado pelo atual cenário da política do país. “Há sempre um desinteresse, porque o número é muito significativo. É preciso fazer um estudo para ver se o eleitor está rejeitando os candidatos ou se isso é reflexo da situação política do país e o eleitor está descontente, mas que é um fenômeno altamente significativo é”, afirma.