A Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo, por meio da Divisão de Educação em Saúde, realizou nesta sexta-feira (18), no Anfiteatro ...
A Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo, por meio da Divisão de Educação em Saúde, realizou nesta sexta-feira (18), no Anfiteatro da Universidade Uniabeu, um encontro com os alunos do Curso Técnico “Mais Saúde com Agente” e representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O projeto é uma iniciativa conjunta da UFRGS com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que visa qualificar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) por meio de cursos técnicos nas respectivas áreas de atuação. O objetivo é fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Vigilância em Saúde (VS), especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Valorização e qualificação dos agentes
Durante o encontro, a professora da UFRGS e coordenadora do eixo Rio de Janeiro x Brasília do Ministério da Saúde, Simone Martins de Castro, ressaltou o papel fundamental dos agentes no fortalecimento do SUS, na Estratégia Saúde da Família e na mobilização comunitária:
A técnica-administrativa da UFRGS, Jacira Gil Bernardes, também participou do evento, esclarecendo dúvidas sobre documentação, preenchimento de formulários, inscrições e atualizações cadastrais dos estudantes.
495 alunos em formação
Em Belford Roxo, esta é a segunda chamada do curso, com 18 turmas em atividade, compostas por 495 alunos, entre ACS e ACE. As atividades combinam aulas em plataforma digital com acompanhamento de preceptores e encontros presenciais, além de visitas às unidades de saúde. A previsão de formatura é para outubro deste ano.
Os encontros presenciais acontecem no Conselho Municipal de Saúde, no salão da Secretaria Municipal de Saúde e em espaço do Curso Grau, conforme cronograma estabelecido com os preceptores.
O coordenador da Divisão de Educação em Saúde, João Batista Marques, anunciou a expansão do programa no município:
“Estamos atualmente com 18 turmas ativas e, com a chegada de quatro novos preceptores, ampliaremos para 22 turmas no curso ‘Mais Saúde com Agente’. Isso representa um investimento direto na valorização e capacitação de nossos profissionais da linha de frente”, afirmou.